2 de mai. de 2009


O que está errado, os alunos ou os professores?


Nessa semana, me fiz o prazer de comprar uma das minhas revistas preferidas a Capricho, e lendo algumas de suas reportagens, me ressaltou algo. Nessa reportagem, três garotas falam em seus blogs, se acham se o professor tem culpa do mau ensino ou o aluno. As três deram argumentos muito bons. A primeira falou do lado dos professores. Ela falou que há muito tempo atrás os alunos não ousavam desrespeitar os professores, e em como o trabalho do professor esta sendo mal reconhecidos, alias, não está sendo reconhecido. Outra menina falou que os professores tem que começar a ser mais linha-dura. Porque se os alunos estão mal, os professores estão pensando, “o problema é deles”, e isso não pode acontecer. A ultima opinião, mas não menos importante, foi a de que, nos tempos de hoje, os professores estão tendo que educar as crianças, por que a educação não esta vindo de casa.
Todas essas opiniões foram ótimas, mas acho que é um pouquinho de cada uma, por exemplo: Eu concordo que os professores estão sendo mal reconhecidos, mas não concordo que os professores tenham que ser radicais em certas ocasiões. Eu também concordo que os professores tem que começar a exigir mais, em vez de levar a bagunça na sala como algo que os alunos fazem porque querem, eles que tenham as conseqüências. Mas eu não concordo muito com isso, pois sei que a maioria dos professores, está dando tudo de si, sem recompensa, sem receber nada, o que é injusto. E o mais importante, eu também concordo, de que os professores estão tendo educar as crianças, que os pais não educam. Nos dias de hoje, a mal educação esta tão grande, que para conseguir dar aula, as vezes os professores tem que educar de certa maneira, as crianças. Mas educação é algo que se trás de casa.
Os culpados pela má educação, não são os professores, nem os alunos, são os dois, apesar de o aluno ter mais culpa. Os professores as vezes também erram, deixando de lado, aqueles que fazem bagunça, em vez de serem mais linhas-duras, apesar de ser justo com eles quando fazem isso. Pois eles estão ali para ensinar, não ficar pedindo silencio.
Os dois têm certa culpa, pelo mau ensino, mas como reverter isso, como fazer a educação do Brasil melhorar? Essa pergunta, é um mistério a ser desvendado, mas enquanto isso, eu fico aqui, escrevendo, esperando a resposta.

0 comentários: